Qual é o melhor momento para conversar com seus filhos, netos, sobrinhos ou qualquer outro jovem sobre economizar dinheiro?
Agora mesmo.
Poupar dinheiro é um dos pontos mais importantes para quem deseja acumular riqueza e ter uma boa base financeira.
Ensinar as crianças a economizar dinheiro é uma lição que deve ser passada de pai (mãe, tio, tia, padrinho, irmão, quem educa) para filho, como tantos outros bons ensinamentos na vida.
Sei que você pode não mudar o ensinamento financeiro de todas as crianças do mundo, contudo, pode sim, preparar os seus filhos para economizar e a gastar o dinheiro com inteligência e sabedoria enquanto eles crescem.
É nos primeiros anos de vida que é aconselhável começar a passar alguns conceitos financeiros importantes, como o valor do dinheiro e do trabalho e a importância da poupança.
Além disso, gostaria de falar aqui sobre alguns pontos básicos e interessantes sobre este assunto.
Se você não tem conhecimento suficiente para transmitir essas noções básicas, procure aprender o máximo que puder sobre finanças pessoais, controle de gastos, investimentos, orçamentos, cortar dívidas, se necessário procure um especialista. Assim poderá ensinar com mais facilidade e segurança.
Mas calma, não tenha pressa.
Ensinar seus filhos sobre como economizar dinheiro vai levar tempo, eles não se tornarão especialistas financeiros da noite para o dia, você terá toda a sua infância e adolescência para isso, e nem sempre será fácil.
Mas se você quiser que seus filhos saibam como administrar com sucesso seu dinheiro quando ficarem mais velhos, valerá a pena agora.
1- Ofereça-lhes um mealheiro para incentivar a poupança
Um mealheiro é uma ótima maneira de ensinar aos seus filhos a importância de economizar, é uma maneira fácil de fazer isso. Diga aos seus filhos que o objetivo é encher o cofrinho com cédulas e moedas, até que não haja mais espaço.
Diga-lhes que o cofrinho é para poupar dinheiro para o futuro e quanto mais eles economizam, mais seu dinheiro crescerá. A ideia é que se ela esperar, terá mais dinheiro.
Um cofrinho transparente é uma boa ideia, pois eles vêem o dinheiro crescendo.
Para incentivar ainda mais as crianças, coloque uma foto do brinquedo ou objeto desejado no mealheiro, para que eles tenham um lembrete sempre visível do que estão fazendo.
Os hábitos financeiros nas crianças podem ser formados bem cedo,entre 2 e 3 anos de idade já se consegue ensinar questões relacionadas com o dinheiro. São pequeninos olhos observadores.
Elogie seus filhos por cada centavo economizado.
2- Fale abertamente sobre dinheiro
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é manter sempre uma conversa sobre dinheiro e a importância de economizar. O dinheiro não precisa ser um assunto assustador ou um tabu.
Use conversas financeiras como momentos de aprendizado. Uma pergunta inocente como “Posso comprar tal brinquedo?”, pode ser uma boa hora para ensinar a eles sobre os valores da família, sobre trabalho duro, gastos responsáveis e quanto seu dinheiro pode crescer ao longo do tempo se eles economizarem.
Discuta também a diferença entre necessidades
e desejos e diga aos seus filhos que você está sempre aberto para falar sobre dinheiro e novas maneiras de economizar.
Pergunte a eles sobre o que querem economizar, como eles querem que seja seu futuro.
Usando essas dicas, você pode tornar o conhecimento do dinheiro divertido e acessível para o seu filho. E é um investimento em conhecimento que no futuro valerá a pena.
3-Seja um exemplo
Educar uma criança é uma das tarefas mais complexas e de muita responsabilidade. Provavelmente os pais serão o maior exemplo, o maior ponto de referência, que seu filho irá ter na vida. Grande parte do que seu filho poderá aprender virá do que você ensina a ele.
O ideal é que a família tenha clareza em relação aos seus objetivos e uso do dinheiro, seja para pagar contas, seja para planejar uma viagem, comprar presentes ou um passeio.
Quando a criança é pequena, é possível dar pequenos exemplos que mostrem que o dinheiro é escasso e que é preciso priorizar aquilo que realmente importa para família.
É possível fazer isso nas pequenas coisas do dia a dia, como por exemplo escolhendo um brinquedo mais simples, ao invés de um mais caro, e explicando que está economizando para outros itens mais importantes para a família.
Evite ações como comprar por por impulso e diga às crianças que você vai esperar um dia para ver se realmente quer fazer a compra. As crianças são muito observadoras e aprenderão muitos dos seus conceitos de dinheiro observando você e copiando seu comportamento.
Para ensinar a economizar dinheiro, como controlar os gastos e a poupar, você também precisa fazer o mesmo.
As palavras e ações dos pais influenciarão de forma poderosa na educação financeira da criança.
“Ensinar as crianças sobre o bom uso do dinheiro, é um dos melhores presentes”
4- Mesada ou semanada
A mesada (ou semanada) é a forma mais tradicional de ensinar as crianças o conceito do dinheiro e de como devem utilizar.
Os pais devem lembrar-se que a mesada não é uma obrigação nem um presente, mas sim um instrumento de educação financeira dos filhos.
Determine o valor e ensine a criança a controlar os gastos, já que se gastar demais você não dará mais nenhum até o mês (ou semana) seguinte, e nada de adiantamentos, assim, essa experiência irá ajudar a prevenir comportamentos semelhantes no futuro.
Como alternativa, você poderia oferecer uma recompensa quando seu filho realizar uma tarefa extra em casa, como tirar o lixo, limpar o quarto ou abastecer a geladeira com garrafas de água , desta forma irá percebendo a importância e o conceito do trabalho e a entender como o dinheiro é ganho.
Ou ainda quando atingir um objetivo de economia ganhará um bônus extra. Porque não!
5- Incentive a doação
Quando as crianças começarem a ganhar um pouco de dinheiro, certifique-se de ensiná-los a separar um pouco para dar.
Eles podem escolher uma instituição de caridade, uma igreja ou até mesmo alguém que conheça e que precise de um pouco de ajuda. Eventualmente, eles verão como o ato de dar não afeta apenas as pessoas que eles dão, mas também ao próprio doador.
E é uma ótima maneira de desenvolver a disciplina financeira e ajudá-los a entender que todo o seu dinheiro não deve ser gasto imediatamente.
6- Abra uma conta bancária e já comece a poupar dinheiro
Com o tempo e conforme as poupanças forem crescendo, eles precisarão de um lugar para guardar seu dinheiro. Para as crianças menores, isso pode ser um cofrinho, mas se elas forem um pouco mais velhas, dê-lhes a responsabilidade de uma conta bancária.
Dessa forma, eles podem ver como suas economias estão aumentando e quanto progresso eles estão fazendo em direção ao seu objetivo que é economizar seu rico dinheiro.
Isso levará ao controle do dinheiro para o próximo nível e os preparará (esperançosamente) para administrar uma conta muito mais recheada quando ficarem mais velhos.
7- Controle e orçamento do dinheiro
Crie um orçamento simples, não precisa ser muito difícil ou complicado, o que realmente importa é manter o foco e planejar os gastos para cada objetivo definido.
Como por exemplo separar uma quantia para comprar uma bicicleta, outra para comprar um livro, outra para um jogo eletrônico, e para fazer um lanche.
Então ensine-os como separar e controlar os gastos com um orçamento simples e fácil, pois é um bom caminho para criar bons hábitos financeiros agora, que serão recompensados quando ele crescerem.
Eles devem aprender a importância de fazer um plano para o seu dinheiro enquanto eles ainda estão sob o seu teto.
8-Economizar dinheiro para conseguir objetivos
Ensine o valor das coisas, se eles não valorizarem da forma mais correta, o melhor é explicar que se eles forem mais poupados será possível conseguirem ter aquele brinquedo que tanto desejam.
Pois pensarão assim: se quero alcançar um objetivo mais rápido, tenho que economizar mais, o que significa gastar menos com outras coisas.
Dizer simplesmente para uma criança que é preciso economizar sem explicar, pode parecer sem sentido. Ajuda-las a definir um objetivo para a poupança pode ser uma maneira de motivá-las a quererem poupar.
É importante pensar no poder de economia que a criança precisa desenvolver.
9-Como fazer o dinheiro crescer
Poupar dinheiro é uma maneira fácil de se iniciar no universo do dinheiro, até mesmo uma criança pode fazê-lo, certo? O investimento é o próximo passo para ganhar dinheiro. Ensine às crianças a diferença entre poupar e investir.
Esta é uma lição sobre investimentos, onde muitos de nós também podemos aprender.
Não comece explicando conceitos relativamente complicados, explique que investir é basicamente apenas um meio de usar seu dinheiro para criar mais dinheiro.
Uma das formas que os adultos podem ajudar seus filhos a entender melhor sobre investimentos é a ajuda-los a definir um objetivo de longo prazo, pois, se eles tiverem apenas objetivos de curto prazo, eles provavelmente não perceberão como funciona os juros compostos.
Como por exemplo entrar para uma faculdade (sem precisar fazer crédito),fazer uma grande viagem, ou até mesmo comprar um carro, ou algo menor.
Qualquer que seja o objetivo, ensine como eles podem investir em certas aplicações financeiras e como esses investimentos crescerão ao longo do tempo.
Assim, eles adquirem o hábito de investir dinheiro e isso vai ajudá-los a alcançarem seus objetivos mais rapidamente.
Quanto mais cedo o adolescente puder começar a investir, melhor. O juro composto é uma coisa mágica! Apresente a seu filho numa idade muito precoce, e eles começarão a ter sólidos hábitos financeiros e se preparar para o futuro.
10-Deixe espaço para erros
Parte de colocar as crianças no controle de seu próprio dinheiro é deixá-las aprender com seus erros.
Porém, é tentador intervir e afastar as crianças de um erro potencialmente caro, mas pode ser melhor usar esse erro como um momento de aprendizado. Dessa forma, eles saberão no futuro o que não fazer com seu dinheiro.
11-O perigo das dívidas e os cartões de crédito
Provavelmente os mais pequenos não entenderão o conceito de dívidas, mas certamente os adolescente sim.
Você precisará discutir assuntos relacionados a empréstimos, cartões de crédito e outros tipos de endividamento.
Se você quiser que eles aprendam na prática, basta dar um cartão de crédito com limite bem baixo, para que eles acompanhem o processo de pagamento mensal e saibam o que esperar e estejam familiarizados com o processo. Assim, entenderão como tudo funciona.
Você quer que seu filho use essa ferramenta com responsabilidade, por isso deve ficar claro que eles precisam acompanhar os pagamentos para que não haja surpresas.
Eles rapidamente aprenderão que pagar a fatura mensal do cartão de crédito reduzirá quanto eles poderão gastar com outras coisas e como este tipo de dívida pode comprometer o orçamento do mês.
A publicidade e a psicologia de consumo, são as consequências para as compras por impulso. Pode ficar difícil e fora de controle se não acompanhar-mos os pagamentos . Ensine seus filhos a refletir antes de comprar, evitando assim as dívidas.
Mais Para Começar a Economizar:
• comece devagar
• aprenda sobre como economizar dinheiro juntos
• seja honesto, fale sobre seus erros financeiros, todos nós erramos
• incentive-os a se inscreverem em bolsas de estudos
• abra conta numa corretora de valores
• fale sobre os custos de uma faculdade, casa, carros e aposentadoria cedo, para que eles tenham uma vantagem inicial
• use aplicativos financeiros simples para a educação das crianças
• responda as perguntas das crianças em um nível adequado à idade
Palavra final
É perfeitamente normal que você não concorde com todas estas ideias, porém espero que estas dicas simples para ensinar as crianças a economizar dinheiro, possam ser de alguma forma úteis para incentivar os pequenos e mostrá-los, desde cedo, a importância de administrar o dinheiro e se planejar financeiramente para conquistar objetivos.
Muitas pessoas não tiveram uma educação financeira infantil adequada, e algumas vezes acabam se complicando quando o assunto é a gestão e o controle financeiro.
Até a próxima!